6.10.09
O dilema brasileiro
Esse texto não é meu, mas vale a pena ser publicado! Então, ai vai...
O "dilema brasileiro" está cravado em uma "igualdade aristocratica". Mas seria possível um termo como este? Por mais contraditória e aparentemente inexplicável, é isso que vivemos. A sociedade brasileira é diferente e única. Leis direito e deveres iguais, mas aplicados de acodo com a "lei da selva", vence o mais forte. Uma sociedade que coloca-se com o "orgulho de ser brasileiro", se acha cordial, generosa e receptiva... E até é, mas apenas com os que não são brasileiros, porque aqui dentro é sempre com apadrinhamento, com o sobrenome. "Você sabe com quem está falando?" A resposta deveria ser igual para todos: com um cidadão dotado de direito e deveres, nao importando a linhagem,cor, classe social, sexo, ou opção sexual. Mas na nossa democracia o privado não apenas ganha do publico, como também abusa dele. Isso está tao inserido na nossa cultura que se peguntarmos para uma criança de quem é a praia, ou a rua, ela vai dizer que não é de ninguém. Errado! É de todos, todos usam e todos deveriam cuidar, mas como não é meu eu "não tô nem ai" pode sujar, estragar, quebrar... O publico fica para ninguem e o privado na mão de poucos.
E o povo? Fica marginalizado, sem nada - ou melhor, sem direito - e cheio de deveres.
No domingo vai ver futebol, beber cerveja e dizer que a esperança pe a ultima que morre.Que é brasileiro e não desiste nunca!
Nossa democracia está baseada na política romana de pão e circo e mascarada pelo slogan do Mc Donald! " Amo muito tudo isso!" No final das contas o dilema brasileiro é a ênfase mascarada do dominio privado em detrimento do publico em nome da democracia.
Ianara Elisa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário